quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fazendo discípulos


Há uma grande confusão na igreja. Parece que ninguém consegue se entender, e poucos entendem a Bíblia. As pessoas imaginam que o projeto de Jesus enquanto viveu como homem na Terra era uma grande multidão de homens e mulheres que conhecessem a Sua Palavra e falassem sobre as Suas doutrinas. Assim, imbuídas desses pensamentos, as pessoas saem à caça de algumas vítimas, a quem possam convencer através de argumentos e palavras. E se os próprios discursos não convencem, sugerem livros, idas à igreja, participação em escolas e seminários; tudo isso com o objetivo de convencer alguém de que o cristianismo é a melhor religião. A proposta é fazer convertidos.

No século VIII, muitos povos se tornaram cristãos. Carlos Magno guerreava contra muitas nações e lhes oferecia condições de paz se elas se convertessem. Diante de tal situação, as pessoas assim o faziam e até se batizavam – houve batismos em massa. Todos os povos subjugados por esse imperador se cristianizavam. Todavia, mal Carlos Magno se afastava dessas regiões, os vencidos se rebelavam. E assim as guerras e as carnificinas se reiniciavam.

Olhando para essa situação histórica e para muitas outras, percebemos um mal entendido quanto à ordem de Jesus. No afã de buscarem adeptos ao Cristianismo, as pessoas simplesmente “faziam convertidos”. Entretanto, é necessário atentar para o fato de que Jesus nunca disse para as pessoas “fazerem convertidos”, mas sim, discípulos. A Palavra de Jesus foi bem clara: Ele não disse “Ide e pregai às pessoas para que decidam ficar do meu lado”; não! Jesus proclamou:

Indo, portanto, FAZEI DISCÍPULOS, de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mateus 28.19,20).

O “Ide” de Jesus aparece no gerúndio porque foi assim originalmente escrito, no grego. A idéia do texto original é de continuidade da ação, ou seja, enquanto as pessoas vão indo para o trabalho, para a escola, para casa ou para qualquer lugar, elas devem buscar fazer discípulos. A ordem de Jesus não é IDE, mas sim, FAZEI DISCÍPULOS. Portanto, a nossa atitude deve ser de obediência a Jesus. Devemos fazer discípulos: pessoas que sejam nossas imitadoras, assim como somos de Cristo. Aliás, somos mesmo imitadores de Cristo?