sábado, 4 de junho de 2011

Enfrentando as Frustrações


No texto do livro de II Coríntios 11:24-27 vemos o apóstolo Paulo contando os sofrimentos pelos quais passou: açoites, naufrágios, perigos de toda espécie, fadiga, fome, sede, frio e nudez.
A lista é de estarrecer. Paulo não se entrega a lamúrias e queixas. Vitorioso, apesar de tudo, vemos o apóstolo recitando um hino de confiança e fé em Deus. Romanos 8:31 diz "Que diremos pois a estas coisas ? Se Deus é por nós, quem será contra nós ?".
Paulo enfrentava as frustrações sem desfalecer, porque sabia que Cristo o fortalecia. Filipenses 4:13 diz "Posso todas as coisas em Cristo que fortalece" e Efésios 6:10 diz "No demais irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder".
A atitude de Paulo deve também ser de todos aqueles que professam a fé em Cristo.
Se somos de Cristo, pertencemos à igreja de Cristo. Esta igreja permanece e é chamada de "firme fundamento". Em II Timóteo 2:19 diz "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparta-se da iniquidade". No selo está uma marca de autenticação e propriedade.
Pare ! Pense ! O que está açoitando você ? Faça uma lista como Paulo fez. Encare a situação.
Em Salmo 37:5 diz "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará". Coloque os seus fardos sobre Jesus. Mateus 11:8 diz "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei".
Talvez você esteja "agasalhando" alguma coisa do passado, se você já se arrependeu, confessou o pecado e fez a reparação necessária, Deus já o perdoou. Alegre-se com o perdão de Deus.
Jesus também passou por frustrações. Mateus 26:31 diz "Jesus disse aos seus discípulos: - Todos vós, esta noite vos escandalizeis em mim, porque está escrito: - Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersará". Naquela noite estava se cumprindo a profecia do profeta Zacarias 13:7, escrito 500 anos antes da crucificação de Jesus.
Onde estavam os apóstolos na crucificação de Jesus ? Onde estava aquela multidão de pessoas que andavam com Jesus?.
Quando muitas vezes somos açoitados, surrados por esse mundo, precisamos saber que alguém fez um sacrifício perfeito para que nós enfrentássemos as frustrações.
Isaías 50:6 diz "As minhas costas dou aos que me ferem, e as minhas faces aos que me arrancam os cabelos: não escondo a minha face dos que me afrontam e me cospem".
Ainda no livro de Isaías 53:3-4 diz que Ele era desprezado e verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si ( Jesus já levou nossas frustrações ).
Jesus quer que tenhamos paz e bom ânimo. João 16:33 diz "Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo".

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ensine o caminho que deveis andar.... ( I PARTE)

Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." 
Essa mensagem determinada nas escrituras sagradas, está longe de ser seguida pela sociedade em que vivemos nos dias de hoje, é visível quando passo pelas ruas na localidade em que estou morando, que infelizmente os pais não a seguem, e pior me parece que os mesmo não a conhecem.
Porém não posso deixar de pereceber que estas pessoas não tiveram a instrução determinada por Deus. Isso também me leva a crer que não houve anunciantes desta mesma palavra; ou se ouve não suficientemente capazes de anuncia-lá com verdades, principalmente em suas ações.
É complicado afirmar tal coisa, mas sempre que vejo alguns cristãos nesta comunidade, vejo que suas ações não condiz com sua profissão de fé, é claro que não podemos generalizar, mas a conduta encontrada em muitos deixa a desejar os que procuram a verdade, pois a bíblia nos ensina que os descrentes procuram ver em nós a diferença. 
Quer ver um exemplo: esta semana enquanto estava em meu estabelecimento, um rapaz entrou e pedindo desculpas por incomodar, pediu se poderiamos lhe dar algo para comer. O mesmo se indentificando um integrante de um certo centro de recuperação evangélico desta mesma comunidade, para espanto meu e de meus clientes, o rapaz falou que estava com fome, e estava somente a comer naquela semana "ANGU", pois estava cumprindo uma disciplina. Bom não é que tenha nada contra a esses centros de recuperação, enfim, tenho notícias de alguns deles que fazem um exelente trabalho, mais espera aí, aonde está escrito que devemos deixar de alimentar a um irmão, certo a bíblia diz e aquele que não trabalha não é digno de comer, mas o que está em recuperação espera AMOR, PACIÊNCIA E BENIGNIDADE. 
A benignidade é uma dimensão do fruto do Espírito que não pode faltar ao cristão, ou seja, será esta atitude de um líder evangélico para com pessoas que estejam doentes espirituais, não retrata o fragelo desta comunidade, pois a mesma se encontra débil e nessecitam de se alimentarem. A dureza de seus corações os impedem de ensinarem com verdades, e por isso não acreditam que não como se recuperarem? ...segue..



quinta-feira, 2 de junho de 2011

ONDE ESTÁ TEU IRMÃO?

E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei: sou eu guardador do meu irmão?(Gn 4:9)

Está é a oitava pergunta que Deus fez ao Homem. Deus já conhecia a resposta desta pergunta mais a fez ao homem Deus não era um ignorante mas queria ouvir a resposta do lábio do homem. A oitava pergunta foi feita a Caim; o primeiro adorador falso, o primeiro assassino, o primeiro mentiroso, o primeiro errante “Andarino”, o primeiro a receber um sinal de proteção da humanidade. A pergunta do dialogo da vs. 9 de Gênesis 4, nos faz meditar em três coisas a saber:
1 – Onde está o teu irmão?
Quando Deus perguntar onde está o teu irmão, ele nos faz lembrar os seguintes textos:
“Amar uns aos outros, (1 Jo 3:11,16); Exortar uns aos outros Hb 3:13 perdoar uns aos outros Ef 4:32; Cl 3:13) Suportar uns aos outros (Cl 3:13)
- Levar as cargas um dos outros Gl 6:2 portanto está pergunta serve para a Igreja que se propõe a entra na Visão da Igreja em Células.
Onde estão teus irmãos? onde está o novo decidido de domingo passado? Onde está teu discípulo? Você tem algum? (Mt 28:19)
Duas respostas irresponsáveis.
- Não sei -
Esta tem sido a resposta dada por muitos irmãos no corpo de Cristo. Caim sabia muito bem onde Abel estava. Ele estava sepultados na terra. Terra esta que era símbolo do ódio e inveja de Caim. Abel é uma figura perfeita de nossos irmãos que são assassinados e sepultados a cada semana após suas decisões em nossas Igrejas.
Você já parou para ouvir a voz de Deus perguntando: onde estão seus irmãos (novos decididos) dos últimos meses? Do domingo passado? Qual será a sua resposta?
Se alguns de nós fôssemos sinceros, poderíamos responder: Senhor, eu matei a todos com minha preguiça e minha falta de amor, e os sepultei no túmulo da minha indiferença e desprezo.
CONSOLIDAÇÃO... CONSOLIDAÇÃO... CONSOLIDAÇÃO... Óh, quantas almas perdidas na eternidade por falta de Consolidação! Somos chamados para darmos frutos (Jo. 15:16). Nossos frutos são as almas no reino. Se não dermos frutos seremos cortados da viedeira, que é Jesus.
Querido Pastor ou Líder, se você entrou na Visão da Igreja em Células, abriu sua Escola de Líderes e Celularizou sua Igreja, o próximo passo é: INVESTIR TUDO QUE VOCÊ PODE NO MINISTÉRIO OU NA REDE DE CONSOLIDAÇÃO NA IGREJA, seja por redes, ou seja por Células. Um dos fatores que fará diferença entre uma Igreja que cresce na Visão e a que não cresce, certamente será o trabalho aplicado e eficaz de Consolidação.
SOU EU GUARDADOR DO MEU IRMÃO?
Esta resposta de Caim revela toda a sua indiferença. Caim, como irmão, deveria ser guardador de Abel? A resposta a esta pergunta é sim! SOMOS GUARDADORES UNS DOS OUTROS. Qual seria seu último pedidopara seus filhos, antes de sair do país ou morrer? Cuidar bem da casa? Ser zeloso com os irmãos?...
Em um dos últimos encontros de Jesus com seus discípulos, ele fez lembrar de um grande mandamento: "fazer discípulos", Jesus não queria que sua Igreja esquecesse disso!
Você sabia que fazer discípulos é uma responsabilidade de todos os crentes? Portanto, é responsabilidade sua. Chega de pensa que o Pastor ou os obreiros devem fazer tudo no Ministério.
Terminamos este texto com as seguintes perguntas: Quantos anos na fé você tem? Quantos discípulos você tem?

quarta-feira, 1 de junho de 2011

EI! DEUS O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Salmos 25.4 “Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensiname
as tuas veredas”.
Existem muitas ocasiões em nossa vida que não compreendemos o que
Deus está fazendo ou operando, ou até porque Ele ‘não está fazendo nada’.
Tenho descoberto que quem não tem Cristo como o centro de sua vida, nunca
estará satisfeito com nada! Todos nós somos por natureza, inquietos,
insatisfeitos e ansiosos, trabalhamos, estudamos, namoramos, casamos,
constituímos família e descemos a sepultura, mas sempre querendo: Mais!
Mais! E mais! Temos sempre uma pergunta para Deus, onde encontrarei
felicidade, Senhor?
Temos que ter a noção de que existem muitas coisas em nossas vidas
que jamais mudarão e não devemos brigar com Deus, mas entender e vencer
os obstáculos através da fé. Veja o que disse Salomão: “Apliquei o coração a
esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo
do céu; este enfadonho trabalho impôs Deus aos filhos dos homens, para nele
os afligir. Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que
tudo era vaidade e correr atrás do vento. Aquilo que é torto não se pode
endireitar; e o que falta não se pode calcular. Disse comigo: eis que me
engrandeci e sobrepujei em sabedoria a todos os que antes de mim existiram
em Jerusalém; com efeito, o meu coração tem tido larga experiência da
sabedoria e do conhecimento. Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a
saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é
correr atrás do vento. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem
aumenta ciência aumenta tristeza” (Eclesiastes 12.13-18).
A má notícia que tenho para dar, é que as lutas e sofrimentos, sempre
existirão, perturbações, desesperos, depressões, guerras, etc. Salomão diz que
até mesmo as coisas boas da vida tem seus momentos de defeito, mas a boa
notícia é que todas essas coisas são menores do que o nosso Deus, e não
podem prejudicar a paz e a alegria interior que Ele nos dá. As circunstâncias
externas não podem nos sobrepujar se soubermos como lidar com elas no
poder do Senhor Jesus. Talvez você tenha essa pergunta em seu coração, mas
por quê Senhor? A resposta do Senhor é: ‘filho é para o seu crescimento e oseu bem, pois, em minha Palavra diz: “Sabemos que todas as coisas cooperam
para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo
o seu propósito”. Romanos 8.28.
Deus muitas vezes nos mostra o lado escuro da vida, porém, Ele
também nos deu a esperança viva de que é possível vivermos na benção, e ele
quer nos dar isso, nesta mesma vida, uma vida cheia de fé, temor e alegria. A
Bíblia diz: Salmos 37.4, “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos
do teu coração”. Estive pesquisando sobre o assunto, pois sou muito curioso e
observador por natureza, queria saber o que no original significa ‘agradar-me
do Senhor’, descobri que o verbo tem a conotação de tratar com carinho, com
suavidade, com delicadeza, com amabilidade, com requinte a Deus, pois, Ele é
um cavalheiro, um gentleman. Deus é afetuoso nas coisas que faz por nós,
devemos tratá-lo como Ele merece ser tratado e não com soberba e arrogância.
Muitas pessoas não conseguem jamais sentir Deus abençoando os sonhos de
seus corações, porque O tratam de qualquer jeito. Amados, Deus é um Deus
forte e poderoso, sim, mas ele é meigo e cheio de amor. Você lembra que o
caráter dEle é amor?
Devemos sim em todas as situações perguntar para o Senhor: O por
que? Mas urge também lembrar que o mais importante é o para que? E a
resposta sempre é a mesma dEle para nós, porque ele está nos preparando para
o louvor da Sua glória. “A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os
que de antemão esperamos em Cristo” (Ef 1.12).
Rebeca certa feita tinha uma grande luta no seu interior, e sem entender
todo aquela aflição veio em busca de uma resposta do Senhor e Ele
gentilmente lhe responde: “Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque
ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher,
concebeu. Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que
vivo eu? E consultou ao SENHOR. Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações
há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais
forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço” (Gênesis 25.21-23).
Entenda a luta de Rebeca, ela era estéril, e quando concebeu seu ventre
doía, por causa de uma grande luta dentro dela, então após consultar a Deus, o
Senhor lhe reponde que havia um grande propósito dEle em tudo aquilo. O
segredo e mistério da fé estão condicionados em aceitarmos e entendermos os
caminhos de Deus, quanto as nossas vidas, com toda a certeza o que Ele tem
para nós é o melhor, Ele não tem pensamentos de destruição e desgraça para
ninguém, pois, ele mesmo diz: em Jeremias 29.11 “Eu é que sei quepensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e
não de mal, para vos dar o fim que desejais”.
Ninguém sabe de nossas vidas melhor do que Deus, ninguém conhece
as nossas vidas melhor do que Deus, ninguém tem pensamentos mais puros e
retos sobre nós do que Deus. Ele não escolheu você e nem a mim para o
fracasso, pois, sua Palavra diz que é ao contrário disso. Ele tem paz, alegria,
coisas perfeitas e integrais para as nossas vidas. Não tema, se está difícil
seguir adiante nesse momento, Ele não cansa de nossos novos começos e está
disposto a nós carregar pelas mãos. Aprendi que quando Deus põe um fardo
sobre nossos ombros, Ele põe também Sua mão embaixo de nós, carregando
assim, a nós e ao fardo.