quarta-feira, 15 de junho de 2011

DINHEIRO E BENS MATERIAIS SINAIS DA GRAÇA DE DEUS ( PARTE II)

Embora as três teologias usem versículos bíblicos para sustentá-las, duas delas são baseadas numa visão parcial do ensino bíblico, e portanto ficam distorcidas.
Para evitar isso, vamos olhar o quadro total, examinando quatro tópicos importantes:
I. O PODER DO DINHEIRO
II. ADOTE UM SISTEMA ADEQUADO DE VALORES
III. COMO GASTAR O DINHEIRO
IV. CONSELHOS PRÁTICOS EM COMO USAR O DINHEIRO
I. O PODER DO DINHEIRO
"Quando as riquezas dominam no homem, Deus é despojado de sua dominação" J. Calvino
Por que a Bíblia fala tanto sobre o dinheiro? Mateus 6:24 - Neste versículo e em outros, Jesus o coloca em oposição direta a Deus. Servir a Deus e a Mamom, ou seja, às riquezas, é pura impossibilidade. ( Lucas 6:24, Lucas 16:13, Mateus 6:19, Mateus 19:24-25, Lucas 12:15, Lucas 12:33, Lucas 6:30.).
"Como se vê na doutrina reformada, as riquezas não aparecem, em primeira plana, como objeto da moral, mas antes, acima de tudo, como elemento da vida religiosa. Põem o homem diante de uma escolha, frente a uma alternativa: ou bem as reconhece e as recebe na fé, como uma dádiva de Deus, um sinal de Sua graça, ou bem lhes confere poder e eficiência autônomos e renega, dessarte, o senhorio de Deus sobre todas as coisas" ( grifo nosso )
O dinheiro, como um rival de Deus pela nossa afeição, pela nossa devoção, pela supremacia em nossa vida, precisa ser avaliado e subjugado. Não subestimemos o seu poder. (1 Timóteo 6:10, que diz: "o amor do dinheiro é raiz de todos os males" ). O dinheiro quer ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas. Como podemos subjugá-lo e colocá-lo a nosso serviço e a serviço do reino de Deus através da nossa mediação?
"Como consagração das riquezas é o sinal infalível da fé autêntica ,é para examiná-la que Deus concede ao homem, ou lhe retira, a prosperidade. A dádiva dos bens materiais tem sempre, e em todo tempo, o valor de uma prova de Fé, qualquer que seja a abundância destes bens" ( grifo nosso )

II. ADOTE UM SISTEMA ADEQUADO DE VALORES
Assim, vamos analisar os princípios bíblicos que nos ensinam a forma adequada de usar o dinheiro de que precisamos para viver e para ajudar aos outros. Efésios 4:28.
1. Tudo o que existe sobre a terra pertence a Deus, inclusive os bens que me foram confiados. Salmo 24:1; 1 Crônicas 29:11-14; Jó 41:11; Êxodo 19:5; Levítico 25:23. A consciência desse fato nos liberta do espírito de posse e destrói a separação entre as minhas coisas e as coisas de Deus.
2. É Deus quem nos capacita para ganharmos dinheiro. O trabalho é um bem e uma necessidade. Gênesis 1:28,31. Mas até mesmo para trabalhar, dependemos de Deus. Deuteronômio 8:18; Provérbios 10:22; 1 Coríntios 4:7.
3. Deus espera que usemos plenamente a força e a capacidade dadas por ele em trabalho sério e honesto. Esta é a maneira criada por Deus para suprir as nossas necessidades. Êxodo 20:9; Salmo 37:25; Provérbios 13:11; 10:4; 28:20; 22:29; 28:22; Colossenses 3:23,24; 1 Tessalonicenses 4:10b,11,12.
4. Há muita coisa que vale mais do que o ouro. O nosso sistema de valores vai determinar as nossas prioridades. Provérbios 15:16; 16:8; 22:1; 31:10; Salmo 127:3,5; Mateus 6:33; Jeremias 9:23,24; Lucas 10:20,21; Mateus 6:19-20; 1 Timóteo 6:17-19; Efésios 3:8.
5. A cobiça, a insatisfação e a preocupação com as coisas materiais são pecado. Como já vimos antes, a cobiça é o primeiro mandamento que quebramos por significar que estamos descontentes com aquilo que Deus nos confia. Ele é o dono de tudo, tem todo o direito de dar conforme Seu plano e Sua vontade. Êxodo 20:17; Col. 3:5; Hebreus 13:5; Mateus 6:25,32,34. Deuteronômio 6:10:11:
6. Não Permita se Enganar pela Mentira de que a Verdadeira Felicidade Depende do Dinheiro. Adote um sistema de valores baseado na Palavra de Deus.
Temos vivido numa sociedade consumista : A propaganda nos convida a um desejo compulsivo de ter as coisas; é a necessidade imposta de ter o novo, conforto, de comprar o supérfluo, de usar o descartável, de ter o moderno, o bonito !
Lc. 12:15 - ". porque a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui "
I Tm 6:10 - " Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males . . ."
Mt 6:19, 21 - "Não acumuleis para vós outros Tesouros sobre a Terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam ; Porque onde está o teu Tesouro, aí estará o teu coração".
`7. Não Estabeleça seu Padrão de Vida Tomando Como Base o de Terceiros: A tendência do ser humano é cobiçar os bens do próximo. Se, por exemplo, o vizinho comprou um "Astra GLS", eu sinto imediatamente uma compulsão para adquirir algo semelhante.
A insatisfação com os próprios bens e a aceitação do consumismo exacerbado, tem levado muitos casais a caírem em dívidas que desequilibram a vida financeira
8. Conscientize-se de que a Fidelidade a Deus Vai Desencadear um Ciclo de Benção em sua Vida : Nosso sucesso na vida financeira, familiar, social, profissional e espiritual, está intimamente ligado à nossa fidelidade a Deus com relação aos dízimos.
Ml. 3:10 " Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro ( . . . ) e provai-me nisto, se eu não vos abrir janelas do céu e não derramar bênçãos sem medida sobre vós".
Lc. 6:37 " Dai, e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão, . "
Pv. 11:24,25 " A quem dá liberalmente ainda se lhe acrescenta mais e mais ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda".
Pv. 3:9,10 - "Honra ao Senhor com os teus bens . . . e se encherão fartamente os teus celeiros . . ."
"A indiferênça dos fiéis em relação ás exigências financeiras de sua igreja traduz, explicitamente, a vitória do mal alcançada contra o Evangelho nesa igreja"
Passemos agora a estudar o que a Bíblia nos ensina a respeito de como gastar o dinheiro que Deus nos confiou.

Nenhum comentário: